quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Descrição

Grafite em um muro de São Paulo.
Normalmente distingue-se o grafite, de elaboração mais complexa, da simples pichação, quase sempre considerada como contravenção. No entanto, muitos grafiteiros respeitáveis, como Osgemeos, autores de importantes trabalhos em várias paredes do mundo - aí incluída a grande fachada da Tate Modern de Londres - admitem ter um passado de pichadores.
A partir do movimento contracultural de maio de 1968, quando os muros de Paris foram suporte para inscrições de caráter poético-político, a prática do grafite generalizou-se pelo mundo, em diferentes contextos, tipos e estilos, que vão do simples rabisco ou de tags repetidas ad nauseam, como uma espécie de demarcação de território, até grandes murais executados em espaços especialmente designados para tal, ganhando status de verdadeiras obras de arte. Os grafites podem também estar associados a diferentes movimentos e tribos urbanas, como o hip-hop, e a variados graus de transgressão.
Dentre os grafiteiros, talvez o mais célebre seja Jean-Michel Basquiat, que, no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan. Posteriormente Basquiat ganhou o rótulo de neo-expressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do final do século XX. Atualmente no século vinte e um, muitas pessoas usam o grafite como arte em museus. Muitos museus conhecidos se encantaram pela beleza das ruas(o grafite), hoje em dia quem tem uma fachada decorada pela arte do grafite pode-se chamar de privilegiado, pois é uma arte muita bonita e mais bem feita do que artes feitas em telas, por isso que muitos adotaram esta maravilhosa idéia.

Termos e gírias

Fachada decorada com grafite, em Olinda, Pernambuco.
  • 3D - Estilo tridimensional, baseado num trabalho de brilho / sombra das letras.
  • Asdolfinho - Novo estilo de grafite desenvolvido por americanos, no qual é visado a pintura animal.
  • Backjump - Comboio pintado em circulação, enquanto está parado durante o percurso (numa estação por exemplo).
  • Bite - Cópia, influência directa de um estilo de outro writer.
  • Bombing - Grafite rápido, associado à ilegalidade, com letras mais simples e eficazes.
  • Bubble Style - Estilo de letras arredondadas, mais simples e "primárias", mas que é ainda hoje um dos estilos mais presentes no grafite.
  • Cap - Cápsula aplicável ás latas para a pulverização do spray. Existem variados caps, que variam consoante a pressão, originando um traço mais suave ou mais grosso (ex: Skinny", "Fat", "NY Fat Cap", etc).
  • Characters - Retratos, caricaturas, bonecos pintados a grafite.
  • Crew - "Equipa", grupo de amigos que habitualmente pintam juntos e que representam todos o mesmo nome. É regra geral os writers assinarem o seu tag e respectiva crew (normalmente sigla com 3 ou 4 letras) em cada obra.
  • Cross - Pintar um grafite por cima de um trabalho de um outro writer.
  • Degradé - Passagem de uma cor para a outra sem um corte directo. Por exemplo uma graduação de diferentes tons da mesma cor.
  • End to end - Carruagem ou comboio pintado de uma extremidade à outra, sem atingir a parte superior do mesmo (por ex. as janelas e parte superior do comboio não são pintadas).
  • Fill-in - Preenchimento (simples ou elaborado) do interior das letras de um grafite.
  • Hall of Fame - Trabalho geralmente legal, mural mais trabalhado onde normalmente pinta mais do que um artista na mesma obra, explorando as técnicas mais evoluídas.
  • Highline - Contorno geral de toda o grafite, posterior ao outline.
  • Hollow - Grafite ou Bomb que nao tem fill (preenchimento) algum e, geralmente, é ilegal
  • Inline - Contorno das letras, realizado na parte de dentro das letras.
  • Kings - Writer que adquiriu respeito e admiração dentro da comunidade do grafite. Um estatuto que todos procuram e que está inevitavelmente ligado à qualidade, postura e anos de experiência.
  • Outline - Contorno das letras cuja cor é aplicada igualmente ao volume das mesmas, dando uma noção de tridimensionalidade.
  • Roof-top - Grafite aplicado em telhados, outdoors ou outras superfícies elevadas. Um estilo associado ao risco e ao difícil acesso mas que é uma das vertentes mais respeitáveis entre os writers.
  • Spot - Denominação dada ao lugar onde é feito um grafite.
  • Tag - Nome/Pseudónimo do artista.
  • Throw-up - Estilo situado entre o "tag"/assinatura de rua e o bombing. Letras rápidas normalmente sem preenchimento de cor (apenas contorno).
  • Top to bottom" - Carruagem ou carruagens pintadas de cima a baixo, sem chegar no entanto às extremidades horizontais.
  • Toy - O oposto de King. Writer inexperiente, no começo ou que não consegue atingir um nível de qualidade e respeito dentro da comunidade.
  • Train - Denominação de um comboio pintado.
  • Whole Train - Carruagem ou carruagens inteiramente pintadas, de uma ponta à outra e de cima a baixo.
  • Wild Style - Estilo de letras quase ilegível. Um dos primeiros estilos a ser utilizado no surgimento do grafite.
  • Writer - Escritor de grafite.

domingo, 24 de outubro de 2010

Graffiti (singular: grafite, o plural é usado como um substantivo em massa) é o nome de imagens ou letras riscadas, rabiscadas, pintadas ou marcado de qualquer maneira sobre a propriedade. Graffiti é qualquer tipo de marcação públicas que podem aparecer na forma de simples palavras escritas para elaborar as pinturas murais. Graffiti tem existido desde tempos antigos, com exemplares que remontam à Grécia Antiga eo Império Romano.  Nos tempos modernos, a pintura, particularmente tinta em spray, canetas e tornaram-se os materiais mais comumente utilizados graffiti. Na maioria dos países, à marcação e pintura imóvel sem o consentimento do proprietário do imóvel é considerado pichação e vandalismo, que é um crime punível. Às vezes, graffiti expressa mensagens políticas e sociais e todo um gênero de expressão artística é baseada em estilos de pintura em spray de graffiti. Para alguns, é uma forma de arte digna de exposição em galerias e exposições, para outros é apenas vandalismo. Graffiti evoluiu para uma existência de cultura pop, muitas vezes relacionados com a música underground do hip-hop, b-boying, e um estilo de vida que permanece escondido do público em geral. Graffiti pode ser usado como um sinal de gangues para marcar território ou para servir como um indicador ou "tag" para a atividade das gangues. As controvérsias que cercam graffiti continuar a criar divergências no seio dos funcionários municipais / aplicação da lei e grafiteiros que desejam mostrar e valorizar o trabalho em locais públicos. Existem diversos tipos e estilos de graffiti e é uma forma de arte em rápido desenvolvimento cujo valor é bastante disputada, vilipendiados por muitas autoridades e ao mesmo tempo objecto de protecção, às vezes dentro da mesma jurisdição.

Etimologia

Graffiti e pichação são do graffiato palavra italiana ("arranhado"). "Graffiti" é aplicada na história da arte para as obras de arte produzidas por riscar um desenho em uma superfície. Um termo relacionado é "graffito", que envolve riscar com uma camada de pigmento para revelar uma outra por baixo. Esta técnica foi usada principalmente pelos oleiros que seria esmalte seus produtos e, em seguida, um projeto do zero para ele. No graffiti tempos antigos foi esculpida em paredes com um objeto pontiagudo, embora às vezes de giz ou carvão foram utilizados. O γράφειν infinitivo grego - graphein - que significa "escrever", é da mesma raiz.

História

O graffiti prazo previsto as inscrições, desenhos de figuras, etc, encontrados nas paredes dos túmulos antigos ou ruínas, como nas catacumbas de Roma ou Pompeia. Uso da palavra evoluiu para incluir todos os gráficos aplicados em superfícies de uma forma que constitui vandalismo.

As primeiras formas de graffiti volta de 30.000 aC, na forma de pinturas rupestres pré-históricos e pictográficos usando ferramentas como ossos de animais e pigmentos. Estas ilustrações foram muitas vezes colocados em locais de culto e sagrado dentro das cavernas. As imagens desenhadas nas paredes mostram cenas da vida selvagem dos animais e expedições de caça na maioria das circunstâncias. Esta forma de grafitti é objeto de divergência [esclarecimentos necessários Discordância entre quem e sobre o que?] Considerando que é provável que os membros da sociedade pré-históricos aprovaram a criação destas ilustrações.

A única fonte conhecida da língua Safaitic, uma forma de proto-árabe, é de graffiti: inscrições riscado sobre a superfície das rochas e pedregulhos no deserto predominantemente basalto do sul da Síria, da Jordânia oriental e do norte da Arábia Saudita. Safaitic datas do primeiro século aC ao século dC 4.
graffiti moderno estilo

O primeiro exemplo conhecido de "estilo moderno" graffiti sobrevive na antiga cidade grega de Éfeso (Turquia moderna). Guias locais dizem que é uma propaganda para a prostituição. Localizado próximo a uma passarela em mosaico e pedra, o grafite mostra um handprint que lembra vagamente o coração, junto com uma pegada e um número. Este é acreditado para indicar que um bordel estava por perto, com o pagamento handprint simbolizando .
Antiga Pompéia graffito caricatura de um político.

Os antigos romanos esculpidos pichações em muros e monumentos, exemplos dos quais também sobrevivem no Egito. Graffiti no mundo clássico teve conotações diferentes do que ele carrega no conteúdo de hoje sobre a sociedade. graffiti Ancient exibido frases de declarações de amor, a retórica política, e as palavras simples de pensamento em relação às mensagens mais populares da atualidade de ideais políticos e sociais  A erupção do vulcão Vesúvio preservou pichação em Pompéia, incluindo maldições Latina, magias, declarações de amor, os alfabetos , slogans políticos e famosos citações literárias, fornecendo informações sobre a vida antiga rua romana. Uma inscrição dá o endereço de uma mulher chamada Novellia Primigenia de Nucéria, uma prostituta, aparentemente de grande beleza, cujos serviços eram muito procurados. Outra mostra um falo acompanhada pelo texto ", tene mansueta:" Manusear com cuidado ".

Decepcionado amor também encontrou seu caminho nas paredes da Antiguidade:

    Quisquis amat. veniat. Veneri volo Costas frangere
    fustibus et lumbos debilitare DEAE.
    potest illa Si pectus pertundere mihi tenerum
    encerrar ego não possim caput fuste frangere illae?

    Quem ama, vá para o inferno. Eu quero quebrar costelas de Vênus
    com um clube e deformar os quadris.
    Se ela pode quebrar meu coração terno
    Por que não posso atingi-la sobre a cabeça?

        CIL-IV, 1284.

O grafite Alexamenos satírica se acredita ser a mais antiga representação conhecida de Jesus.

formas históricas do grafite ter ajudado adquirir conhecimento para a vida e as línguas de culturas passadas. Erros de ortografia e gramática neste insight oferecer em graffiti o grau de alfabetização na época romana e fornecer pistas sobre a pronúncia do latim falado. Exemplos são CIL IV, 7838: Vettium Firmum / [ilem] AED quactiliar [ii] [sic] rog [ant]. Aqui, "qu" é pronunciado como "co". As 83 peças de graffiti encontrados na CIL IV, 4706-85 são a prova da capacidade de ler e escrever em níveis da sociedade em que a alfabetização não pode ser esperado. Os graffiti aparecem em um peristilo que estava a ser remodelado no momento da erupção do Vesúvio pelo Crescente arquiteto. O grafite foi deixado por ambas capataz e seus trabalhadores. O bordel na CIL VII, 12, 18-20 contém mais de 120 peças de graffiti, alguns dos quais o trabalho das prostitutas e seus clientes. A academia de gladiadores na CIL IV, 4397 foi rabiscado com grafites deixados pelos gladiadores Celadus Crescente (puellarum suspirium Thraex Celadus: "Celadus trácio faz o suspiro das meninas.")

Outra peça de Pompéia, escrito em uma parede taverna sobre o proprietário do estabelecimento e do seu vinho questionável:

    Senhorios podem suas mentiras malignas
    Levar à destruição de sua cabeça!
    Você se beber vinho sem mistura,
    Água vender seus convidados ao invés .

Não era apenas os gregos e romanos que produziam graffiti: o sítio maia de Tikal, na Guatemala também contém exemplos antigos. graffiti Viking sobreviver em Roma e em Monte Newgrange, na Irlanda, e uma Varangian riscado o seu nome (Halvdan) em runas em um corrimão na Basílica de Santa Sofia em formas Constantinople.These início do grafite têm contribuído para o entendimento dos estilos de vida e de línguas de culturas passadas .

Graffiti, conhecido como Tacherons, eram freqüentemente arranhado em paredes da igreja românica escandinavos .

Quando os artistas renascentistas como Pinturicchio, Raphael, Michelangelo, Ghirlandaio ou Filippino Lippi desceu as ruínas da Domus Aurea de Nero, eles esculpidas ou pintadas seus nomes e voltou com o estilo grottesche de decoração. Há também exemplos de graffiti que ocorrem na história americana, como a assinatura do rock, um marco nacional ao longo da Trilha do Oregon.

Mais tarde, soldados franceses gravaram seus nomes nos monumentos durante a campanha de Napoleão no Egito na década de 1790 . Lord Byron sobrevive em uma das colunas do Templo de Poseidon no Cabo Sounion em Attica, Grécia .