terça-feira, 14 de setembro de 2010

Graffiti é frequentemente visto como tendo-se entrelaçada com a cultura hip hop e da miríade de estilos internacionais provenientes de graffiti New York City Subway (veja abaixo). No entanto, existem muitos outros exemplos de graffiti notáveis deste século. Graffiti há muito tempo apareceu em vagões de trem e metrô. Aquele com a mais longa história, que remonta à década de 1920 e continuando até os dias atuais, é Texino.  Durante a Segunda Guerra Mundial e por décadas depois, a frase "Kilroy esteve aqui", com ilustrações de acompanhamento foi difundida em todo o mundo, devido ao seu uso por tropas americanas e suas capacidades de filtragem para a cultura popular americana. Pouco depois da morte de Charlie Parker (apelidado de "Yardbird" ou "Bird"), grafite começou a aparecer em Nova York com as palavras "Bird Lives". O aluno protestos e greve geral de maio de 1968 viu em Paris enfeitado revolucionário, anarquista, e de slogans situacionistas, como L'ennui est contre Revolucionária ("O tédio é contra-revolucionária"), expresso em graffiti pintado, a arte do cartaz e stencil art. Em os EUA no momento outras frases de políticos (como "Free Huey" sobre Black Panther Huey Newton) tornou-se rapidamente popular como pichações em áreas limitadas, apenas para ser esquecido. A pichação popular da década de 1970 foi a legenda "Dick Nixon Antes de Você Ele Caras", refletindo a hostilidade da cultura juvenil a que o presidente dos EUA.

Rock and roll graffiti é um gênero sub significativa. A pichação famosa do século 20 foi a inscrição na leitura do metrô de Londres "Clapton é Deus". A frase foi pintada com spray por um admirador em uma parede em uma estação de metro em Islington, no Outono de 1967. O grafite foi capturado em uma fotografia, em que um cachorro está urinando na parede. Grafite também se tornou associado com o anti-establishment início movimento punk rock na década de 1970. Bandas como Black Flag e Crass (e seus seguidores) amplamente stenciled seus nomes e logos, enquanto muitas boates punk, agachamentos e botecos são famosos por seus grafites. Na década de 1980 o de cabeça para baixo Martini vidro que era a marcação da banda punk Missing Fundação foi a pichação mais onipresentes na baixa de Manhattan, e copiado por fãs de punk hard core em todo os EUA e Alemanha Ocidental .

De modo semelhante foi a legenda "Frodo Lives", referindo-se ao protagonista de O Senhor dos Anéis ".
Disseminação da cultura graffiti

Em 1979, grafiteiro Lee Quinones e Fab 5 Freddy foi dada uma abertura de galeria em Roma, pelo comerciante de arte Claudio Bruni. Para muitos de fora de Nova York, foi seu primeiro encontro com a forma de arte. amizade Fab 5 Freddy's com Debbie Harry influenciado único Blondie "Rapture" (Crisálida, 1981), o vídeo que contou com Jean-Michel Basquiat do © SAMO Graffiti, e ofereceu muitos seu primeiro vislumbre de uma representação de elementos de grafite no hip hop cultura. O mais importante aqui foi lançado de forma independente Charlie Ahearn ficção filme Wild Style (estilo selvagem, 1982), e os primeiros documentário da PBS Style Wars (1983). canções de sucesso como "The Message" e "Planet Rock", e seus vídeos de música de acompanhamento (ambos 1982) contribuíram para um crescente interesse fora de Nova York, em todos os aspectos do hip Wars hop.Style retratada não só famosas obras de grafiteiros como Skeme, Dondi , MinOne e Zephyr, mas também reforçou o papel do grafite na cultura emergente de Nova York de hip-hop pela incorporação famosos grupos de dança break cedo como Rock Steady Crew para o filme que também possui uma trilha sonora exclusiva de rap. Style Wars ainda é reconhecido como a representação filme mais prolífico do que estava acontecendo dentro da cultura jovem hip hop do início dos anos 1980 . Fab 5 Freddy e Futura 2000 tomou graffiti hip hop para Paris e Londres, como parte do New York Rap City Tour em 1983 . Hollywood também atenção, consultoria escritores como FASE 2, que retratava a cultura e deu exposição internacional de filmes como Beat Street (Orion, 1984).

Este período também viu o surgimento do novo gênero de stencil graffiti. Alguns dos primeiros exemplos foram criados cerca de 1981 pelo grafiteiro Blek le Rat, em Paris, em 1985 stencils apareceram em outras cidades, incluindo Nova York, Sydney e Melbourne, onde foram documentadas pelo fotógrafo americano Charles Gatewood e fotógrafo australiano Rennie Ellis.
Graffiti como um memorial

Muitas vezes as pessoas deixam seus rastros no cimento ou concreto. Este tipo de graffiti comemora o compromisso mútuo de um casal, ou simplesmente registra a presença de uma pessoa em um determinado momento. Muitas vezes este tipo de graffiti é datada e é deixada intacta por décadas, oferecendo um olhar local minúcias históricas.
Comercialização e entrada em cultura pop
Um exemplo de crossover entre a cultura de videogames e cultura graffiti encontrados no Muro de Berlim

Com a popularidade e legitimação do grafite percorreu um nível de comercialização ou graffiti para alugar. Em 2001, a gigante de informática IBM lançou uma campanha publicitária em Chicago e San Francisco, que envolveu pessoas pintura por pulverização nas calçadas um símbolo de paz, um coração e um pingüim (mascote do Linux), para representar "Paz, Amor e Linux." No entanto, devido a ilegalidades alguns dos "artistas de rua", foram presos e acusados de vandalismo, e IBM foi multado em mais de 120.000 dólares EUA para as despesas punitiva e limpeza.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010





Subway graffiti




Em 2005, uma campanha semelhante foi lançado pela Sony e executado por TATS CRU, em Nova York, Chicago, Atlanta, Filadélfia, Los Angeles e Miami para o mercado o seu sistema de jogos portátil PSP. Nesta campanha, tomando conhecimento dos problemas jurídicos da campanha da IBM, a Sony pagou os proprietários do edifício para os direitos de pintura em seus edifícios "uma coleção de tonto de olhos miúdos urbanos jogar com o PSP como se fosse um skate, um remo ou um cavalo de balanço. "

Junto com o crescimento comercial chegou a ascensão de jogos de vídeo também retratando graffiti, geralmente em um aspecto positivo - por exemplo, o Jet Set Radio série (2000-2003) conta a história de um grupo de adolescentes lutando contra a opressão de um policial totalitário força que as tentativas de limitar a liberdade dos grafiteiros "do discurso. No espelhamento enredos da reação negativa dos artistas não-comerciais para a comercialização do artform por empresas como a IBM (e, posteriormente, da própria Sony), a série Rakugaki Ōkoku (2003-2005) para a PlayStation 2 da Sony gira em torno de um herói anônimo e sua mágica imbuídos com criações graffiti-vida como eles lutam contra um rei malvado que só permite a arte de ser produzido, que pode se beneficiar dele. Seguindo as raízes originais do grafite moderno como uma força política veio outro título do jogo, Marc Ecko's Getting Up: Contents Under Pressure (2006), apresentando um enredo que envolve lutar contra uma cidade corrupta e sua opressão da liberdade de expressão, como no Jet Set Rádio série.

Outros jogos que apresentam graffiti incluem Bomb the World (2004), uma simulação online graffiti criado pelo grafiteiro Klark Kent, onde os usuários podem pintar praticamente trens em 20 locais em todo o mundo, e Super Mario Sunshine (2002), em que o herói, Mario tem que limpar a cidade de grafites deixados pelo vilão, Bowser Jr. em um enredo que evoca os sucessos do Anti-Graffiti Task Force do prefeito de Nova York Rudolph Giuliani (uma manifestação da "teoria da janela quebrada") ou os da "Graffiti Blasters" do prefeito de Chicago, Richard M. Daley.
Uma representação graffiti do jogo Space Invaders 1978
Uma representação graffiti do pop star Michael Jackson

Numerosos outros jogos de vídeo não-graffiti-centric permite ao jogador produzir graffiti (como a série Half-Life, a série Tony Hawk's, The Urbz: Sims na Cidade, Rolling e Grand Theft Auto: San Andreas). Counter-Strike, que é um mod de Half-Life permite ao usuário criar sua própria marca no jogo. Muitos outros títulos conter representações no jogo de graffiti (como The Darkness, Double Dragon 3: A Pedra de Roseta, NetHack, Samurai Champloo: Sidetracked, as extremidades mundo com você, The Warriors, Just Cause, Portal, vários exemplos de Graffiti Virtual , etc.) Existem também uma série de jogos onde o termo "graffiti" é usado como sinônimo de "desenho" (como Yahoo Graffiti, Graffiti, etc.)

Marc Ecko, uma designer de moda urbana, tem sido um defensor do graffiti como uma forma de arte durante esse período, afirmando que "Graffiti é sem dúvida o movimento de arte mais poderoso na história recente e tem sido uma inspiração de condução ao longo da minha carreira."

Keith Haring foi outro conhecido artista graffiti que trouxe Pop Art eo graffiti ao mainstream comercial. Na década de 1980, Haring abriu seu primeiro Pop Shop: uma loja que ofereceu a todos o acesso às suas obras, que até então só podiam ser encontrados pintados em muros da cidade. Pop Shop oferecidos produtos como mochilas e t-shirts. Haring explicou que, "A Loja Pop faz meu trabalho acessível. É sobre a participação de uma forma geral, o ponto é que nós não queremos produzir coisas que iria baratear o art. Em outras palavras, este era ainda a arte como comunicação" .

Graffiti tornou-se uma pedra comum de piso para muitos membros a arte e comunidade de design na América do Norte e no exterior. Dentro dos Estados Unidos Graffiti Artistas como Mike Giant, perseguir, Rime, Noé e muitos outros fizeram carreiras no fato de skate, e design de calçados para empresas como a DC Shoes, Adidas, Rebel8 Osíris ou Circa Entretanto, há muitos outros como DZINE, Daze, Blade, O Mac que têm feito a transição para artistas da galeria muitas vezes nem mesmo usando seu médio inicial, pintura.

Mas talvez o exemplo maior de grafiteiros infiltrando a cultura pop é pela tripulação francesa, 123Klan. 123Klan fundada como uma equipe de graffiti em 1989, pela Ciência e Klor, pouco a pouco transformou suas mãos para ilustração e design, mantendo sua prática de graffiti e estilo. Ao fazer isso eles têm projetado e produzido, logotipos e ilustrações, calçados e moda para os gostos da Nike, Adidas, Lamborghini, Coca-Cola, Stussy, Sony, Nasdaq e mais .